Skip to main content

Como funciona a infraestrutura interna do sistema i?

1. Introdução

Esse documento apresenta a infraestrutura de operação do sistema i, seus componentes e características. O sistema i é um sistema web voltado para gestão e automação de estacionamentos, incluindo controle de terminais, cancelas, integrações com OSAs (Sem Parar, Conect Car, Veloe, ...), reconhecimento automático de placas através de ALPR, um conjunto de APIs e outras funcionalidades.


2. Componentes

Para que o sistema i esteja acessível em endereço público via internet, de forma segura, os seguintes componentes são parte integrante dele:

  • Servidor DNS
  • Proxy reverso
  • Servidor VPN
  • Cliente VPN
  • Servidor web 

3. Conexão entre servidor VPN e cliente VPN
  1. O cliente VPN instalado no servidor da garagem se conecta ao servidor VPN via socket (UDP), de forma segura, usando chave de criptografia assimétrica.
  2. Após estabelecer conexão com o servidor VPN, o cliente VPN adiciona uma interface de rede no servidor da garagem e o servidor VPN adiciona uma interface de rede no servidor VPN, formando um túnel, através da internet, entre o servidor da garagem e o servidor VPN.
  3. Todos os pacotes de rede transferidos do servidor VPN para o cliente VPN e vice-versa são criptografados com as chaves de criptografia, antes de serem enviados para o destino.

4. Fluxo de comunicação com o sistema i

Toda requisição para o sistema i segue o seguinte fluxo de comunicação:

  1. Servidor DNS resolve o nome do host e devolve o ip do proxy reverso
  2. Cliente faz requisição para o proxy reverso
  3. Proxy reverso identifica o host e direciona a requisição, via túnel VPN, para o servidor da garagem
  4. Servidor da garagem processa a requisição e devolve, via túnel VPN, resposta para o servidor proxy
  5. Servidor proxy responde para o cliente
5. Segurança

Tanto o tráfego de comunicação do cliente até o servidor da garagem quanto o retorno do servidor da garagem até o cliente são criptografados. A requisição do cliente para o proxy reverso é criptografada através de certificado SSL/TLS. A requisição do proxy reverso até o servidor da garagem é criptografada com as chaves da VPN. A resposta do servidor da garagem para o proxy reverso é criptografada com as chaves da VPN. E a resposta do proxy reverso para o cliente é criptografada através do certificado SSL/TLS.