A câmera ALPR troca alguns caracteres da placa. O que fazer?
As câmeras ALPR possuem, em geral, acuracidade em torno de 96%. Essa acuracidade é calculada considerando todas as imagens capturadas que possuem uma placa visível, ou seja, imagens que não possuem uma placa visível não entram na conta da acuracidade.
Após a captura, o processamento da imagem e o reconhecimento da placa acontecem dentro da própria câmera, exceto em casos onde a câmera não tem esse recurso e o reconhecimento da placa é feito no servidor através de um software específico para esse fim.
Quando a câmera processa a imagem e reconhece a placa, é possível que ela "enxergue" um ou outro carácter diferente da realidade. Essa característica está ligada à qualidade da imagem que a câmera capturou e a qualidade da imagem está diretamente relacionada a diversos fatores, mas principalmente posicionamento da câmera, limpeza da lente e iluminação. Assim, a assertividade na identificação da placa depende, majoritariamente, do ambiente onde a câmera está instalada.
Uma vez que sabemos que devido às condições locais de instalação da câmera, é possível que haja "troca" de caracteres durante o processo de reconhecimento, existe no sistema FOKUS uma configuração que permite definir que o sistema permita a saída de um veículo mesmo que alguns caracteres da placa capturada na saída sejam diferentes da placa capturada na entrada.