O cliente aproxima-se do terminal de entrada automatizada, passa pelo equipamento de entrada, aperta o botão e retira um ticket.
O veículo entra no estacionamento.
O cliente pode optar por estacionar o próprio carro ou dirigir-se até a recepção e entregar o carro para o manobrista.
O cliente que optar por estacionar o próprio carro, segue o fluxo normal de entrada automatizada do estacionamento.
O cliente que optar por deixar o carro com o manobrista anda com o carro por aproximadamente 30 metros até a recepção do valet, próxima à entrada do centro médico e entrega o ticket recebido na entrada ao operador do valet.
O operador do valet vincula este ticket a um número de prisma. Ao vincular o prisma ao ticket, nenhum comprovante adicional é impresso para o cliente e ele mantém o ticket original da entrada. O operador do valet também pode digitar a placa do veículo para registro e rastreamento em relatórios futuros, uma vez que não há ALPR (Leitura de Placas) na automação. Não é possível vincular o mesmo prisma para dois veículos simultaneamente, assegurando que cada prisma corresponda a um único veículo para evitar entregas erradas.
Após a vinculação do prisma, o veículo é entregue ao manobrista.
O cliente entra no centro médico para realizar seus exames ou consultas.
Pagamento:
Na saída do centro médico, o cliente efetua o pagamento do ticket em um terminal de autoatendimento.
Solicitação e entrega do veículo, caso tenha sido entregue ao manobrista na entrada:
Para receber o veículo, o cliente apresenta o ticket de estacionamento (que ele reteve desde a entrada) ao operador do valet. Mesmo que o pagamento seja feito no autoatendimento, o cliente deve se dirigir ao operador do valet para solicitar o veículo. Não haverá um alerta automático no sistema para pagamentos feitos no autoatendimento.
O operador consulta o ticket no sistema para identificar o número do prisma vinculado.
Com a identificação do prisma, o manobrista busca o veículo correspondente.
O manobrista entrega o veículo ao cliente.
Saída do Estacionamento:
O cliente sai do estacionamento pelo terminal de saída automatizado. É obrigatório que o pagamento seja efetuado, pois, caso contrário, o ticket será identificado como "não pago" na cancela de saída.
Observações:
Atualmente, o sistema Fokus não possui controle de prisma, mas a funcionalidade será adicionada seguindo as especificações acima.
O prisma será registrado em formato alfa-numérico.
Não será possível ter o mesmo prisma associado simultaneamente a dois tickets que estejam dentro do pátio.
Será elaborado relatório apresentando a quantidade de veículos com associação de prisma e a quantidade de veículos sem associação de prisma.
Em caso de perda do ticket, o fluxo será similar a um estacionamento sem valet, ou seja, o cliente deverá apresentar o documento do veículo e seu documento de identidade para geração de nova estadia. Caso no momento do vínculo do prisma, também tenha sido vinculada a placa do veículo, será possível encontrar o veículo pela placa.
O estacionamento possui somente uma tabela de preços, que é utilizada para calcular o valor da estadia para todos os clientes rotativos (com e sem manobrista).
Esta especificação não prevê o desenvolvimento de outras funcionalidades que não estejam presentes na especificação, assim como alterações em API e funcionalidades de integração com outros sistemas.